quarta-feira, 21 de novembro de 2012

tudo sobre a gestação

A gestação das cadelas de qualquer raça varia de 58 a 63 dias, ou seja, aproximadamente 9 semanas. O ideal, principalmente por se tratar de um animal pequeno, como costumam ser os da raça pinscher e chiuahua, é levar ao veterinário para que seja feito o pré-natal, bem como a delimitação do tempo de gestação e, principalmente, para saber se está tudo bem com sua cadelinha e com os filhotes.
Muitas vezes, mesmo sendo pequeno o número de filhotes, é necessário que o parto seja assistido pelo veterinário, evitando a morte tanto dos filhotes, quanto da mãe. 
Em resumo, o melhor conselheiro será o veterinário de sua cadelinha.


O primeiro cio geralmente acontece depois do oitavo mês. Não deixa ela criar já, pq os animais são considerados crianças até +- 1ano e meio. Depois de 6meses do primeiro cio ela ficará novamente, então já estará mais madura pra ser mãe e não se esqueça, na gestação ela precisa de cuidados especiais e alimentação especial, tb qdo estiver amamentando elas tem muita fome e nem ela e nem os bebes podem pegar chuva ou qq tipo de friagem.



A gestação é um momento mágico para todas as espécies. O que devemos saber sobre esta fase tão importante das cadelas? Em primeiro lugar, o cio das mesmas ocorre semestralmente, principalmente nos meses de fevereiro e agosto.
O período do cio ocorre por cerca de 15 dias, sendo que nos primeiros 10 dias o animal apresenta o sangramento vaginal e assim que acaba, inicia-se o processo da ovulação, que é a fase fértil e permanece cerca de 5 dias. É neste período que ocorrendo o cruzamento, este será fértil, pois os animais, com exceção dos primatas (homem e macaco) só aceitam a cópula no momento da ovulação, ou seja, as fêmeas são receptivas ao macho somente para fins reprodutivos.
O tempo de gestação das cadelas varia de 58 a 64 dias, em média 60 dias. A quantidade de filhotes pode variar de acordo com a raça dos cães, por exemplo cães de raças grandes (Pastor alemão, Fila brasileiro, Dog alemão etc) são mais prolíferas (8 filhotes em média), no entanto raças pequenas (Chiwawa, Pinscher etc) produzem menos filhotes (2 em média). Normalmente o parto das cadelas é normal, ou seja, ocorre de forma natural, sem necessidade de intervenção do médico veterinário.
Para isto é necessário que assim que o animal realize o cruzamento, o proprietário deve encaminhá-lo para o profissional responsável para a realização de orientação nutricional, e pelo menos um pré-natal e um ultrassom. O desmame dos filhotes deve ser em torno dos 40 dias de idade e a partir deste momento, eles estão aptos para seguirem seu próprio caminho. O sentimento de maternidade das cadelas é tão forte, que é muito comum desenvolverem a famosa pseudociese ou gravidez psicológica, cerca de 40 dias após a ovulação, inclusive com galactorréia (produção de leite). 

42 comentários:

  1. eu tenho uma cadelinha pinscher 1 e ela esta para criar eu não gostaria de levar ela no veterinario
    será que eu podia fazer o parto dela sozinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode sim, mas se houver algum problema leve ao veterinário logo

      Excluir
  2. oi me chamo flavianny tenho unha cachorrinha pinscher numero 3 4 porair ela mestrou e nao sei como ela ficou gestante o que devo fazer para descobrir se é realmente unha gestaçao ela esta com a barriquinha grande e os peitinho cheio parece ser gestaçao,me responda o q fazer por favor...

    ResponderExcluir
  3. Ola gostaria de sua ajuda, minha filhinha Lilith passou dos dias de ter seus filhotes, ela esta no 64ª dia e nada de ter os filhotinhos ela é o pinscher 1, e está com leite no peito! o que faço na minha cidade não tem veterinário!!

    ResponderExcluir
  4. procure o mais rádio possivel levar ela ao veterinario , porque talvez ela precise de uma cesaria

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Oi tenho uma cadela gestante fatando de 13 para completar su jestasao mas to com medo por que a barriga dela esta grade de mas e primeira vez que ela! Que devo fazer!

      Excluir
    2. Ela e pinscher no1cuzou com do meso numero dela mas bariga tamuto grande esto com medo será que alguém me manda um comselho por favor! Moro lomje de tudo mas se for logo posso fazer algo! Por isso peso ajuda!

      Excluir
    3. Oi tenho uma cadela gestante fatando de 13 para completar su jestasao mas to com medo por que a barriga dela esta grade de mas e primeira vez que ela! Que devo fazer!

      Excluir
  6. Olá, primeiro gostaria de parabenizar pelo post acima, me ajudou a conhecer mais os meus cachorros! Tenho dois pinscher um macho e uma fêmea. Em outubro a fêmea teve o seu primeiro cio, por falta de informação não separei os dois e desconfio que ela esteja grávida pois tem leite, porém sua barriga até hj não cresceu e nem todos os peitos tem leite. Como posso saber se ela está realmente grávida ou é uma gravidez psicológica?

    ResponderExcluir
  7. Oi, minha pinscher entrou no cio, cruzou e a barriga ficou grande, criou tetas e tudo, mas passou 1 mês, a barriga dela está menor, murchou, ela perdeu os filhotes?

    ResponderExcluir
  8. minha cachorra esta saindo leite do peito, ela cruzou mais, nada de filhotes, já tem três meses e nada.

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma pinscher 3 de 3 anos e está em sua terceira gestação... Quantas gestações é aconselhável para seu porte? O nº de cruzas influencia o nº de filhotes? Tenho medo de não suportar... :(

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma cadelinha que esta prenha e logo logo vai ganha, mais estou preocupada pois ela cruzou com um poldo °1, tenho medo que de algo de errado no parto.

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma pinscher coloquei pra cruzar no terceiro dia do cio. sera que ela tem a chance de engravida ou tenho que coloca depois de dez dias ?

    ResponderExcluir
  12. Oi tenho uma pinscher ela esta fazendo 5 dias que teve os cachorrinhosinhos só qu ela começou a sagra muito sai uns pedacinhos de sangue e ta muito forte o que faço ? Ela teve 6 filhote ela gruzou com uma um pinsche n1 ela é o numero 3...

    ResponderExcluir
  13. Oi tenho uma pinscher ela esta fazendo 5 dias que teve os cachorrinhosinhos só qu ela começou a sagra muito sai uns pedacinhos de sangue e ta muito forte o que faço ? Ela teve 6 filhote ela gruzou com uma um pinsche n1 ela é o numero 3...

    ResponderExcluir
  14. oi eu tenho uma pinscher n°1 ela cruzou com um pinscher ° 3 será que ela conseguece ter os filhotes sem precisar de cesariana?

    ResponderExcluir
  15. oi eu tenho uma pinscher n°1 ela cruzou com um pinscher ° 3 será que ela conseguece ter os filhotes sem precisar de cesariana?

    ResponderExcluir
  16. Oi tenho uma cachorrinha pinscher ela cruzou a 5 dias e ela está triste e com o pelo arrepiado, porém não tem febre .É normal?

    ResponderExcluir
  17. Com quanto tempo aparece a barriguinha da minha cadelinha Pinscher que cruzou à 10 dias? Ela é o Pinscher numero 1.

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma cadela pinsche que esteve no cio mas não o cachorro que estava com ela enganado agora ela está com as telinhas inchadas. SERÁ QUE ELA ESTÁ GRÁVIDA? O cio acabou faz uns 15 dias.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite
    Posso cruzar um Pinscher macho número 2 com uma Pinscher número 1?
    Isto poderá ocasionar problemas para a fêmea ou os filhotes?

    ResponderExcluir
  20. oj boa noite tenho uma pinscher gostaria de sabe quanto tempo dura o sangramento pois ela está no seu primeiro cio

    ResponderExcluir
  21. oj boa noite tenho uma pinscher gostaria de sabe quanto tempo dura o sangramento pois ela está no seu primeiro cio

    ResponderExcluir
  22. O sangramento sao 10 dias e depois tem mais 5 para fazer o acasalamento mas atenção no primeiro cio não é aconselhavel pois são considerados ainda crianças sem maturidade.Quando gravidas a barrigunha podera se comecar a notar 20 dias ou 15 anres dos bebês nascerem tudo depende da quantidade de bebês k possa ter.No primeiro cio é normal k os peitos da cadelinha fiquem maiores inchados mas nada podera a ver com uma evenrual gravidez

    ResponderExcluir
  23. O sangramento sao 10 dias e depois tem mais 5 para fazer o acasalamento mas atenção no primeiro cio não é aconselhavel pois são considerados ainda crianças sem maturidade.Quando gravidas a barrigunha podera se comecar a notar 20 dias ou 15 anres dos bebês nascerem tudo depende da quantidade de bebês k possa ter.No primeiro cio é normal k os peitos da cadelinha fiquem maiores inchados mas nada podera a ver com uma evenrual gravidez

    ResponderExcluir
  24. O sangramento sao 10 dias e depois tem mais 5 para fazer o acasalamento mas atenção no primeiro cio não é aconselhavel pois são considerados ainda crianças sem maturidade.Quando gravidas a barrigunha podera se comecar a notar 20 dias ou 15 anres dos bebês nascerem tudo depende da quantidade de bebês k possa ter.No primeiro cio é normal k os peitos da cadelinha fiquem maiores inchados mas nada podera a ver com uma evenrual gravidez

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho uma pinscher 1 e ela entro no ciu com 11 dias ela. Crusou 2 vezes que eu vi sera que ela esta gravida , e no dia seguinte ela ficou com o maço o dia todo mais eles nem chegava perto um do outro ... sera que ela engravidou ...

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho uma pinscher 1 e ela entro no ciu com 11 dias ela. Crusou 2 vezes que eu vi sera que ela esta gravida , e no dia seguinte ela ficou com o maço o dia todo mais eles nem chegava perto um do outro ... sera que ela engravidou ...

    ResponderExcluir
  27. Tenho uma cadela Pinscher n 1 ela só tem seis meses mas está muito assanhada fica fazendo saliência no meu pé ela pode estar entrando no cio?

    ResponderExcluir
  28. Obrigada eu vou tomar esses cuidados com minha pincher(ó ò)

    ResponderExcluir
  29. Obrigada eu vou tomar esses cuidados com minha pincher(ó ò)

    ResponderExcluir
  30. BOA NOITE MINHA PINSCHER É NUMERO 1 ACHO QUE ESTA DE CRIA POIS ESTAVA NO CIO EM 10 /10/2015 JA ERA PARA OS FILHOTES ESTAR MEXENDO?

    ResponderExcluir
  31. Olá, tenho uma cachorrinha Pinscher numero 0, e esta no primeiro cio, o namorado dela tem a mesma idade que ela,os dois tem 11 meses...eles cruzaram que eu vi por 7 vezes, será que ela tem bebzinhos? quais tipos de precauçoes eu devo tomar ?
    obrigada

    ResponderExcluir
  32. Olá, tenho uma cachorrinha Pinscher numero 0, e esta no primeiro cio, o namorado dela tem a mesma idade que ela,os dois tem 11 meses...eles cruzaram que eu vi por 7 vezes, será que ela tem bebzinhos? quais tipos de precauçoes eu devo tomar ?
    obrigada

    ResponderExcluir
  33. Oi eu dei uma vacina p minha pincher já fãs quase um ano p não ter filhotes soke ela nunca mais entro n cio oke eu faço

    ResponderExcluir
  34. Oi eu dei uma vacina p minha pincher já fãs quase um ano p não ter filhotes soke ela nunca mais entro n cio oke eu faço

    ResponderExcluir
  35. Oi eu tenho um cadelinha pinscher 1 ela tem 7anos ela ainda pode ter filhote.

    ResponderExcluir
  36. Oi eu tenho um cadelinha pinscher 1 ela tem 7anos ela ainda pode ter filhote.

    ResponderExcluir