quarta-feira, 21 de novembro de 2012

tudo sobre a gestação

A gestação das cadelas de qualquer raça varia de 58 a 63 dias, ou seja, aproximadamente 9 semanas. O ideal, principalmente por se tratar de um animal pequeno, como costumam ser os da raça pinscher e chiuahua, é levar ao veterinário para que seja feito o pré-natal, bem como a delimitação do tempo de gestação e, principalmente, para saber se está tudo bem com sua cadelinha e com os filhotes.
Muitas vezes, mesmo sendo pequeno o número de filhotes, é necessário que o parto seja assistido pelo veterinário, evitando a morte tanto dos filhotes, quanto da mãe. 
Em resumo, o melhor conselheiro será o veterinário de sua cadelinha.


O primeiro cio geralmente acontece depois do oitavo mês. Não deixa ela criar já, pq os animais são considerados crianças até +- 1ano e meio. Depois de 6meses do primeiro cio ela ficará novamente, então já estará mais madura pra ser mãe e não se esqueça, na gestação ela precisa de cuidados especiais e alimentação especial, tb qdo estiver amamentando elas tem muita fome e nem ela e nem os bebes podem pegar chuva ou qq tipo de friagem.



A gestação é um momento mágico para todas as espécies. O que devemos saber sobre esta fase tão importante das cadelas? Em primeiro lugar, o cio das mesmas ocorre semestralmente, principalmente nos meses de fevereiro e agosto.
O período do cio ocorre por cerca de 15 dias, sendo que nos primeiros 10 dias o animal apresenta o sangramento vaginal e assim que acaba, inicia-se o processo da ovulação, que é a fase fértil e permanece cerca de 5 dias. É neste período que ocorrendo o cruzamento, este será fértil, pois os animais, com exceção dos primatas (homem e macaco) só aceitam a cópula no momento da ovulação, ou seja, as fêmeas são receptivas ao macho somente para fins reprodutivos.
O tempo de gestação das cadelas varia de 58 a 64 dias, em média 60 dias. A quantidade de filhotes pode variar de acordo com a raça dos cães, por exemplo cães de raças grandes (Pastor alemão, Fila brasileiro, Dog alemão etc) são mais prolíferas (8 filhotes em média), no entanto raças pequenas (Chiwawa, Pinscher etc) produzem menos filhotes (2 em média). Normalmente o parto das cadelas é normal, ou seja, ocorre de forma natural, sem necessidade de intervenção do médico veterinário.
Para isto é necessário que assim que o animal realize o cruzamento, o proprietário deve encaminhá-lo para o profissional responsável para a realização de orientação nutricional, e pelo menos um pré-natal e um ultrassom. O desmame dos filhotes deve ser em torno dos 40 dias de idade e a partir deste momento, eles estão aptos para seguirem seu próprio caminho. O sentimento de maternidade das cadelas é tão forte, que é muito comum desenvolverem a famosa pseudociese ou gravidez psicológica, cerca de 40 dias após a ovulação, inclusive com galactorréia (produção de leite). 

9 comentários:

  1. eu tenho uma cadelinha pinscher 1 e ela esta para criar eu não gostaria de levar ela no veterinario
    será que eu podia fazer o parto dela sozinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode sim, mas se houver algum problema leve ao veterinário logo

      Excluir
  2. oi me chamo flavianny tenho unha cachorrinha pinscher numero 3 4 porair ela mestrou e nao sei como ela ficou gestante o que devo fazer para descobrir se é realmente unha gestaçao ela esta com a barriquinha grande e os peitinho cheio parece ser gestaçao,me responda o q fazer por favor...

    ResponderExcluir
  3. Ola gostaria de sua ajuda, minha filhinha Lilith passou dos dias de ter seus filhotes, ela esta no 64ª dia e nada de ter os filhotinhos ela é o pinscher 1, e está com leite no peito! o que faço na minha cidade não tem veterinário!!

    ResponderExcluir
  4. procure o mais rádio possivel levar ela ao veterinario , porque talvez ela precise de uma cesaria

    ResponderExcluir
  5. Olá, primeiro gostaria de parabenizar pelo post acima, me ajudou a conhecer mais os meus cachorros! Tenho dois pinscher um macho e uma fêmea. Em outubro a fêmea teve o seu primeiro cio, por falta de informação não separei os dois e desconfio que ela esteja grávida pois tem leite, porém sua barriga até hj não cresceu e nem todos os peitos tem leite. Como posso saber se ela está realmente grávida ou é uma gravidez psicológica?

    ResponderExcluir
  6. Oi, minha pinscher entrou no cio, cruzou e a barriga ficou grande, criou tetas e tudo, mas passou 1 mês, a barriga dela está menor, murchou, ela perdeu os filhotes?

    ResponderExcluir